Prefeitos da Amesne realizam missão técnica

As cidades de Harmonia e Feliz, no Vale do Caí, foram contempladas com uma missão técnica dos prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), coordenada pelo Insituto de Administração Municipal (IAM) e Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A visita aos municípios foi realizada na última sexta (19) e contou com a participação de 23 pessoas, entre prefeitos, secretários de agricultura, vereadores e técnicos agrícolas.
Em Harmonia o grupo, recepcionado pelo prefeito Carlos Alberto Fink (Lico) e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Kunzler, foi visitar projetos implementados para o desenvolvimento do setor agrícola nas áreas de avicultura e suinocultura. A primeira propriedade visitada foi a do produtor rural Adriano Lauermann que, além de cultivar cinco hectares de citros, aipim e milho, também cuida do gado e possui uma pocilga com cerca de 1.100 leitões. Após os participantes foram conhecer a propriedade de Ademar Reichert, que cultiva frutas, aipim e cuida de quatro aviários com cerca de 21 mil aves por galpão (84 mil frangos).
Já na cidade de Feliz, também recepcionados pelo prefeito, Albano José Kunrath e pelo secretário de Agricultura, Mauro Martini, os participantes da missão visitaram a propriedade de Carlos Kirch, que está diversificando a produção através do sistema hidropônico como opção à suinocultura e cultiva cerca de três mil pés de morango e, finalizando, conheceram a produção de Gilberto Littmann e Eliseu Pache, que cultivam, juntos, 80 mil pés de morango, tendo mudado recentemente do sistema convencional para o semi-hidropônico.
Conforme o presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira, a missão foi bastante produtiva. “Tivemos a oportunidade de conhecermos culturas e sistemas diferentes, mas que podem ser implementados em nossos municípios. Também pudemos conhecer os incentivos que estas prefeituras oferecem aos seus agricultores”, disse ele.

Participantes da Missão Técnica a Harmonia e Feliz:

Bento Gonçalves: Técnica agrícola Fabiane Foppa
Carlos Barbosa: Diretor técnico agropecuário Júnior Maurício Mocellin
Casca: Vice-prefeito Domingos C. Kujawa e secretário de Administração, Wagner Miranda
Caxias do Sul: Secretário do Corede Serra, José A. Adamoli
Coronel Pilar: Prefeito Lourenço Delai e agente administrativa da Secretaria da Agricultura, Rosane Fachinelli
Cotiporã: Prefeito José Carlos Breda e secretário da Agricultura Valdir Falcade
Fagundes Varela: Prefeito Jean Fernando Sottili
Monte Belo do Sul: Prefeito Lirio Turri
Nova Araçá: Prefeito Aícaro U. Ferrari
Nova Roma do Sul: Prefeito Marino A. Testolin e secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiane P. Girelli
Paraí: Prefeito Jeremias Trevisan
Santa Tereza: Prefeito Diogo Siqueira
Vila Flores: Prefeito Vilmor Carbonera e vereador Izidoro Paludo
Vista Alegre do Prata: Vice-Prefeito Claudio Costa Curta e secretário da Agricultura Valdir Cortelini
 

Postado dia 22/07/2013