Amesne participa de encontro de prefeitos na UCS

Dezenas de prefeitos dos municípios que integram a região de abrangência da UCS estiveram na Cidade Universitária na última quarta-feira (19) para participar de encontro promovido pela Reitoria e pelo Instituto de Administração Municipal (IAM). Eles foram recebidos pelo reitor Isidoro Zorzi, pelo presidente da Fundação Universidade Caxias do Sul, Roque Grazziotin, e demais autoridades acadêmicas. Em seguida, participaram da palestra com Ozires Silva. Cerca de 15 prefeitos integrantes da Amesne participaram do encontro.

Ao saudar os convidados, o reitor Isidoro Zorzi falou sobre a configuração da Universidade de Caxias do Sul como instituição comunitária e regional e explicou como se deu o seu processo de regionalização. "As universidades comunitárias, como a UCS, nasceram do esforço da sociedade e estão muito próximas dos anseios da comunidade. No Rio Grande do Sul existem 15 universidades comunitárias e elas representam dois terços do total de matrículas no ensino superior no nosso estado. Como a única universidade instalada nesta região, queremos que vocês - principalmente aqueles prefeitos que estão no primeiro mandato - conheçam o nosso potencial em ensino, pesquisa e extensão. Potencial que está a serviço da comunidade regional".

Após a palestra os representantes dos municípios e o palestrante visitaram alguns dos laboratórios de ensino e pesquisa que também podem oferecer serviços à comunidade, tais como: a Clínica de Fisioterapia, o Instituto de Medicina do Esporte, o laboratório de Solos no Instituto de Biotecnologia, e as futuras instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e Radioterapia - UNACON, no Hospital Geral de Caxias do Sul.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da UCS e Reflexo Comunicação

Foto: Hugo Araújo

Postado dia 21/06/2013