Estátua do Leão Alado será inaugurada neste sábado em Flores da Cunha

Escultura que pesa 600kg foi esculpida em mármore pelo escultor Enrico Pasquale e é uma homenagem aos descendentes Vênetos no estado do Rio Grande do Sul

Está marcada para este sábado (22), na Praça da Bandeira, em Flores da Cunha, a inauguração da estátua do Leão Alado. O projeto, intitulado “Leoni Nelle Piazze” (Leões nas Praças), foi pensado para prestar uma homenagem aos descendentes Vênetos no Rio Grande do Sul e valorizar as comunidades italianas e vênetas protegidas como patrimônio histórico, arquitetônico e artístico do Brasil.
Il Leone Di San Marco (O Leão de São Marcos) é marca de uma civilização, símbolo de paz, convivência civil e de tradições cristãs. Os vênetos possuem uma documentada iconografia de leões alados, que são representados em estátuas, escudos e cinturões, desde o século V antes de Cristo. A estátua foi esculpida praticamente nas mesmas dimensões do leão da praça de São Marcos, em Veneza.
No total, cinco municípios históricos do Rio Grande do Sul receberão uma estátua do Leão Alado, sendo três integrantes da Amesne: Antônio Prado, Flores da Cunha e Santa Tereza, al&eaceacute;m de Ilópolis e Sobradinho.
Segundo o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, a estátua significa o resgate da história da Imigração italiana, preservando a cultura e a religiosidade do povo, representada pela força do leão alado.
A cerimônia de inauguração inicia às 16h com missa no Salão Paroquial. Em seguida as outras estátuas serão entregues às cidades co-irmãs também presenteadas. Na sequência, o monumento florense será inaugurado.
Após a inauguração as comitivas de todas as cidades presentes no evento visitarão os pavilhões para prestigiar a 24ª edição da Feira de Inverno de Flores da Cunha. À noite haverá jantar de confraternização no Parque da Vindima Eloy Kunz. O Secretário de Estado da Regione Del Veneto para os Fluxos Migratórios, Daniele Stival, confirmou presença no evento.

Foto: Ana Carolina Sirtori

Postado dia 20/06/2013