Água, leite e horticultura entram na pauta do segundo dia de visitas da Amesne em Israel

A comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) que participa de Missão Técnica à Israel teve uma segunda-feira (09) de muitas e diversificadas atividades.
O dia iniciou com apresentação e visita à Mekorot (Companhia Israelense de Águas), o equivalente à Corsan para os gaúchos. Fundada em 1937, a Mekorot é a maior companhia do mundo no que diz respeito ao tratamento de água sanitária. Atende aproximadamente sete milhões de usuários, seja para irrigação ou para consumo humano, somando cerca de 80% do consumo da água potável de Israel e 70% do consumo do país para irrigação e outros destinos. No que diz respeito à irrigação, as águas são provenientes de tratamento de esgoto e dessalinização da água do Mar Mediterrâneo. Já no que tange ao consumo humano, as fontes são provenientes do Mar da Galileia e dos aquíferos. Segundo o chefe da Engenharia, Carlos Percia, a Mekorot é a única empresa do mundo que pode perfurar 1,5km para trazer água à tona. Além do engenheiro, o grupo esteve visitando o parque de tratamento de águas acompanhado pelo instrutor profissional Gal Shoam, que prestou todos os esclarecimentos e mostrou o funcionamento de todo processo. Outro dado muito importante apresentado é de que apenas 3% da água potável distribuída pelo país é desperdiçada até chegar nas cidades e, no restante do processo, chega a 10%, consequência da alta tecnologia empregada no monitoramento e do alto investimento na manutenção das redes.
Na sequência, o grupo esteve em uma das unidades da Afimilk, líder global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de avançados sistemas informatizados para a fazenda de gado leiteiro moderno e de manejo do rebanho, criadora do medidor de leite eletrônico, no ano de 1977. Na unidade visitada estão mil vacas em lactação e 800 novilhas numa área de 14ha, que produzem cerca de 13.500 litros de leite por animal ao ano, o que representa mais de 100% da produtividade média no Rio Grande do Sul. O sistema é de confinamento e as ordenhas são realizadas três vezes ao dia, com produção média de 42 litros/dia cada. A alimentação dos animais é 100% importada.
Israel é autossuficiente na produção leiteira, sendo o maior produtor per capita do mundo. Além disso, a indústria de laticínios do país produz mais de 600 derivados do leite. O produto in natura não é exportado para outros países por fatores políticos, econômicos e também devido à vacinação contra aftosa (não é um país livre da doença). A produção é planejada e regulada anualmente pelo Conselho Nacional do Leite, inclusive com fixação de preço. Sistemas da empresa estão instalados e em uso em milhares de fazendas em 50 países nos cinco continentes. Com centenas de milhares de medidores de leite e milhões de pedômetros instalados, AfiMilk define os padrões para criação de gado leiteiro e de gestão em todo o mundo. A empresa é responsável pelo desenvolvimento de projetos, supervisão, construção, instalação e treinamento. “A equipe técnica é altamente qualificada, o que garante aos nossos clientes o melhor de nosso conhecimento, experiência e práticas”, enfatizou o gerente de serviços profissionais, Daniel Hojman.
Finalizando a agenda da segunda-feira, a comitiva esteve numa estufa da Teshuva Agricultural Projects (TAP), empresa de hidropônicos e ervas frescas que está no mercado já quatro anos e há dois anos exporta para países como Inglaterra, Estados Unidos e parte da Ásia. Falando em português, devido a ser casado com uma gaúcha, o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Avner Shohet explicou todo o processo e convidou o grupo a provar folhas diretamente da plantação. Em sua maioria, a produção para consumo é de brotos de hortaliças e folhas aromáticas, que são vendidas a aproximadamente R$ 200 o quilo. A empresa que tem em Israel uma unidade de dois hectares, na qual fez um investimento de cerca de US$ 2,5 milhões, também está implantando um projeto semelhante no Vietnam, numa área de 20 hectares e pretendem investir no Brasil, mais precisamente no estado do Ceará, no próximo ano.

Acompanhe a galeria de fotos no facebook da Amesne.  

Postado dia 09/11/2015