Primeiro dia da Horti Serra abordou vitivinicultura

 
No primeiro dia da 5ª Horti Serra Gaúcha, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, em parceria com a Festa Nacional da Uva, Emater-RS/Ascar, Embrapa – Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul, as palestras voltaram-se para à vitivinicultura.
Alceu Dallemolle, presidente do Ibravin, falou sobre a “Situação da Viticultura no Brasil e no RS”. Ele discorreu ainda sobre a situação da região serrana do Estado em relação à vitivinicultura, sobre os municípios com maior produção e os obstáculos do setor no Estado. Os visitantes puderam conferir também a palestra de Renato Cougo dos Santos, da Emater-RS/Ascar, que tratou da “Produção de sucos de uva e vinhos colônias, legislação e perspectivas”, aproveitando para explicar a diferença entre microprodutor rural e empresário.
Durante o dia, houve ainda palestras sobre o novo Código Florestal, manejo nutricional da videira, oficinas de tecnologia em poda, cultivo de plantas medicinais e aromáticas e teatros e atividades para crianças.
 
Palestra internacional
Três palestras foram apresentadas por italianos. Através de tradução simultânea, os visitantes puderam compreender as tecnologias que estão sendo utilizadas na agricultura na Itália. “Mudanças climáticas e seus impactos na agricultura/Novos sistemas de cobertura antigranizo”, “Biogás e Tecnologias relacionadas” e “Tratamento de água e tratamento de lixo em área rural” foram os temas abordados.
 
No evento, estão sendo realizadas também a 1ª Mostra de Aves, exposição de máquinas e produtos. A 5ª Horti Serra Gaúcha está instalada no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e encerra amanhã, dia 24.
Fotos: Rodolfo Cemin e Andréia Copini
Postado dia 23/05/2013