Aeroporto Regional e estradas pautam reunião da Famurs

A concretização do Aeroporto Regional e melhorias nas estradas foram os temas centrais do primeiro encontro do programa de Interiorização 2013, em Caxias do Sul. Organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento reuniu, ontem, dia 18, os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) e da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser).
 
Ainda no papel, a construção do Aeroporto Regional foi novamente reivindicada. Os gestores pediram agilidade do governo federal na definição do município que receberá a obra. Outro problema discutido foram as estradas. Segundo os mandatários, melhorias e ampliações nas rodovias são essenciais para o crescimento da região. O anfitrião, Alceu Barbosa Velho, destacou a extensão da RS-448 até Estância Velha.
 
- Tem uma importância magnífica, pois beneficia toda a região da Serra, afirmou Barbosa.
 
O presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira, salientou a força econômica e cultural da Serra e defendeu a integração das cidades.
 
- Temos que brigar por uma regionalização para mostrar que nossa região é culturalmente e economicamente rica.
 
Ele ainda enfatiza a relevância da Federação nessa ação e afirma que, dessa maneira, as microrregiões podem trocar experiências.
 
- É importante a participação da Famurs na regionalização. Esperamos que, assim, cada microrregião possa conhecer a realidade uma da outra.
 
O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, também concorda com a regionalização dos municípios e ressalta que a efetivação desse processo facilitaria o acesso aos recursos oferecidos pelo governo federal.
 
- Não há uma solução única. Temos que buscar uma política regional para ter mais receitas”, disse Vanazzi.
 
O próximo encontro do programa está marcado para o dia 26 deste mês, em Passo Fundo.
Postado dia 19/04/2013