Caxias do Sul recebe o primeiro Encontros Regionais RS Mais Turismo

Começou por Caxias do Sul os Encontros Regionais RS Mais Turismo, programa do governo do Estado que tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de cada região turística e propor ações visando o aumento da competitividade.
O evento iniciou ontem, dia 9, e será encerrado hoje, dia 10. Contou com a presença de prefeitos, representantes do setor, secretários de turismo e imprensa.
Segundo a secretária de Turismo, Abgail Pereira, a regionalização do turismo baseia-se na estruturação, ampliação, diversificação e qualificação dos produtos turísticos do Rio Grande do Sul.
A secretária aproveitou para divulgar dados a respeito do trabalho realizado pela Secretaria. "Em 2011, qualificamos 75 gestores públicos. Em 2012, passamos para aproximadamente mil e queremos chegar a 2014 com 10.619 pessoas qualificadas para trabalhar com o turismo em suas diversas funções", afirmou.
Além disso, Abgail destacou o crescimento do orçamento da Secretaria, que passou de R$ 10 milhões, em 2011, para R$ 25 milhões neste ano.
Em nome dos colegas da Rota Uva e Vinho, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, parabenizou a iniciativa do governo.
- O turismo não pode ser feito de forma isolada. Caxias depende da região para fazer um bom turismo. Quero dar os parabéns ao governo e à secretária Abgail pela dinâmica que tem dado ao turismo do Estado.
Secretária ressalta importância da Serra Gaúcha
Abgail declarou que a Serra foi escolhida para iniciar os Encontros devido ao fato de a região apresentar o maior fluxo de turismo do Estado e possuir um dos mais altos PIBs, gerado por ser o principal atrativo turístico gaúcho.
- Aqui nós temos um setor mobilizado encarando o turismo como uma necessidade. No entanto, precisamos nos unir pelo fortalecimento do setor. Precisamos desenvolver ainda mais o turismo para contribuirmos para que o Rio Grande seja grande de novo.

Encontros Regionais RS Mais Turismo
Os Encontros Regionais RS Mais Turismo percorrerão as 26 regiões turísticas do Estado, de abril a julho deste ano.
Os quatro eixos que formam o programa são fortalecimento da gestão do turismo, qualidade de oferta turística, promoção e apoio à comercialização do turismo e Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
As regiões turísticas, definidas pelo Plano de Desenvolvimento do Turismo, são: Uva e Vinho; Rota das Araucárias; Vale do Taquari; Porto Alegre e Delta do Jacuí; Vale do Rio Pardo; Jacuí Centro; Vale do Rio dos Sinos; Centro-Serra; Vale do Paranhana; Alto da Serra do Botucaraí; Rota do Yucumã, Hortênsias; Rota das Terras; Campos de Cima da Serra; Costa Doce; Pampa Gaúcho; Fronteira; Rota Missões; Rota do Rio Uruguai; Central; Vale Jaguari; Rota Águas e Pedras; Litoral Norte; Cultura e Tradição, e Terma e Lagos.
 

Crédito da foto: Andréia Copini

Postado dia 10/04/2013