Seminário debateu mercados da agricultura familiar

O Seminário Regional: Mercados para produtos da agricultura familiar reuniu, nesta sexta-feira, dia 22, em Caxias do Sul, prefeitos, produtores e representantes de associações com o objetivo de encontrar soluções que facilitem a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.
No evento, foram dadas orientações sobre os processos para aquisição e venda através dos programas de compra de alimentos desenvolvidos pelos governos federal e estadual. Também foram apresentadas políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que auxiliam os produtores familiares na venda e as prefeituras e instituições na compra.
O vice-presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fernando Xavier da Silva, declarou total apoio a iniciativas como essa.
“Os prefeitos podem oferecer infraestrutura, mas o problema é seguir para os grandes mercados, como Rio de Janeiro e São Paulo. O comércio de produtos oriundos da agricultura familiar, muitas vezes, não produz mais por falta de ter onde vender. É preciso cobrar ações do governo estadual e federal para estruturar vias seguras para a comercialização dos produtos”, afirmou Xavier.
Valter Bianchini, secretário Nacional da Agricultura Familiar, destacou a importância da agricultura familiar no país e aproveitou para citar números: 58% da produção de leite, 50% das aves, 59% dos suínos e 30% dos bovinos fazem parte da produção familiar.
Bianchini também falou do Pronaf, lembrando que são 18 bilhões de reais disponíveis para linhas de crédito que contemplam diversos perfis.
O seminário é uma das ações previstas no acordo feito entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra a fim de organizar e dinamizar a agricultura familiar na Serra. Foi organizado pelo MDA em parceria com o Corede Serra, com a Universidade de Caxias do Sul e com a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul.

Fonte: site do MDA

Foto: Luís Felipe Peracchi

Postado dia 23/02/2013